quarta-feira, 8 de julho de 2009

O passo seguinte


Quantos sabem o quão difícil por vezes é dar um passo, um simples passo.
Eu, julgo hoje que o sei. Sinto que não devo acreditar nisto que sei, pois amanhã surgirá um outro passo, uma outra decisão, um outro desafio, e eu não estarei preparado para ele. Deste lado da margem parecerá um grande salto, mas não será nada mais do que um desafio, como já ultrapassamos centenas antes, cuja lembrança permanece ténue no fundo da nossa memória. Será sempre assim. No primeiro dia de aulas, num encontro romântico, numa entrevista de emprego, no dia do exame de condução, no dia do casamento. Estes são alguns pelos quais quase todos nós passámos ou havemos de passar.
Desta vez, e depois de muito adiar o meu salto, justificando-me com o medo que tinha de não chegar à outra margem, ousei saltar.
Foram horas de constrangimento, dias de medo, noites repletas de ansiedade, semanas de pressão, devido sobretudo ao medo de falhar perante mim próprio, e perante os outros. Todos colocaram, conscientes ou não, as expectativas bem altas, o que por si só não me facilitava em nada a missão. O defraudar de um expectativa é sempre pior que o superar da mesma. No fundo aquele típico cocktail explosivo que todos já, pelo menos uma vez na vida, provaram.
Não queria, não podia, e nem me deixavam pensar em falhar. Sentia contudo uma insegurança enorme dentro de mim. Fingi que nada disto se passava, até porque não queria que ninguém soubesse, e segui o meu caminho.
Durante os “treinos” fui percebendo claramente que estava algo a mudar em mim. Estava finalmente a fazer algo que há muito não fazia, e que me dava algum prazer.
Com o passar do tempo foi diminuindo de forma gigantesca a moral das “tropas”. Comecei a estar menos seguro, começou a dar sinais a primeira preguiça, começou a fugir a força de outrora, e isto desencadeou uma bola de neve a rolar colina abaixo. Não foi tarefa fácil detê-la, acho mesmo, que não a consegui sequer fazer abrandar.
Independente de todas as condicionantes, o dia chegou, e lá fui eu enfrentar de caras o desafio que propus a mim próprio. Sabia que não iria ficar mal, mas isso não significaria ultrapassar o obstáculo com o mérito, e o proveito desejado.
Saí do campo de batalha com uma sensação agridoce. Por um lado sentia que tinha feito aquilo que sabia e conseguia, por outro lado sentia que não era suficiente.
O dia do veredicto chegou, e trouxe consigo uma ansiedade imensa. Faltavam poucos minutos para as 10 horas da manhã de dia 7, quando tive acesso ao resultado do trabalho e esforço das últimas semanas. O resultado foi melhor do que aquilo que esperava. Tinha conseguido dar o salto, tinha dado O passo, tinha saído vencedor. Francamente a vitória soube a pouco. Um pouco ao estilo do Natal, tantos dias a preparar a festa, muitas luzes, imensos presentes e depois tudo acaba tão depressa, e no dia 26 já nada tem a mesma magia. No fundo sei que vitória é vitória, e essa sensação óptima, ninguém quer perder, e eu não serei excepção.
E agora?! Agora que acabou a magia, arregaço as mangas e começa a lutar para vencer o próximo desafio. O objectivo é voltar a conseguir dar o pequeno passo para a humanidade, mas um grande passo para o Homem.
Digo-vos mais, o rapazola que dizia isto tem razão. “Yes, You Can!”

Um abraço 15,9 vezes mais forte que os anteriores.

O Supertramp da Aldeia

2 comentários:

  1. Não sei o que dizer..
    Apenas que me surpreendes-te...

    Parabéns por teres conseguido, fiquei muito orgulhosa de ti.

    Tu com medo? nah..
    Só se for de mim.. Eu sei que sou um monstro mas não faço mal a pessoas como tu :P LOLOL

    trincas

    P.s - esta descansado eu não me esqueço da aposta.

    ResponderEliminar
  2. Ois...
    Ora pois bem, o meu primeirissimo comentário neste blog...eu sei eu sei...já ñ era sem tempo...mas cá está!!
    Meu querido, tenho mt orgulho no trabalho que fizeste e no passo que conseguiste dar...Mas não te podes esquecer de algo importante...quando se dá um passo, escolhe-se um caminho...e tu, escolheste este, e não te vou deixar voltar a trás outra vez!!
    Teres dado este passo faz com que tenhas de dar mais alguns da mesma importância daqui para a frente...e espero que o empenho seja tanto ou mais ;)
    Parabéns!! Fiquei realmente feliz por ti...

    Beijo grande
    Su

    ResponderEliminar