terça-feira, 11 de agosto de 2009

Momentos

Depois de uma bela temporada afastado das letras, observações e comentários palermas, eis-me aqui de novo pronto escrever mais umas linhas e para vos mostrar que a minha tolice está mais crónica que nunca.
Vou escrever sobre alguns momentos fantásticos que tive a oportunidade de passar nos últimos dias.
Não mais do que 15 miúdos, entre 12 e 16 anos, proporcionaram-me uma fantástica semana de crescimento e desenvolvimento pessoal.
Os 15 hectares cheios de magia e beleza da Quinta de São Francisco, em Pataias, foram o local escolhido.
É certo e sabido que eram miúdos institucionalizados, com graves problemas familiares, sociais e alguns até de desenvolvimento, mas isso não muda o facto de serem pessoas e acima de tudo crianças, como todos nós um dia fomos, mas a quem não foi dada a possibilidade de crescerem felizes.
As marcas de um passado que gostariam de apagar e esquecer estão por todo lado, algumas em forma de cicatrizes, outras notam-se num olhar triste e amargurado, algumas até numa simples conversa sobre a família, mas as piores permanecem nas suas memórias.
Foi deveras uma experiência riquíssima para todos os que fizeram parte do projecto Campo's 09. Pessoalmente, para além de ter deixado as marcas de algo inigualável, proporcionou-me a percepção duma realidade claramente diferente daquela à qual estava habituado e fez-me estar ainda mais agradecido pela sorte que tive nas oportunidades para aqui chegar.
Da lembrança vão constar muitas coisas oferecidas por aqueles miúdos, os sorrisos que vi nos seus lábios, as alegrias que lhe proporcionamos, as asneiras que fizeram, os conselhos que lhes demos, as conversas, os jogos, as brigas, os seus desabafos, e por último as lágrimas que alguns deixaram para trás como sinal de agradecimento por tudo aquilo que juntos fizemos, a nossa gigante recompensa.
Com os outros monitores (chefes, caminheiros e monitores da instituição) ficam outras tantas marcas, as relações que criámos, as gargalhadas que partilhamos, as confissões que fizemos, as histórias e episódios que assistimos, as conversas e discussões, as piadas que trocávamos sobre a lata da salsichas, o chefe dos bombeiros, o hipopótamo e o halibut.
Por fim aquele sentimento que invadiu o peito de todos nós, uma sensação amarga, saudades daquilo que ainda nem acabou, a tristeza e algumas lágrimas romperam nos olhos de todos, um claro sinal do quanto espectaculares haviam sido os últimos dias.
A todos os que participaram no Campo's 09 um muitíssimo obrigado e até breve.

Um forte abraço

O Supertramp da Aldeia

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. uma lágrima ao canto do olho...

    Não me agradeças por te ter ido buscar, pois a decisão de vires comigo para o campos foi apenas tua.
    Se tiveres que agradecer, é a tua família por te ter dado a oportunidade de poderes ir, abdicando de ti mais uma semana.

    Não me esqueço do jantar que te tenho de pagar, apenas tenho uma exigência. Se queres mesmo esse jantar, vais ter de ir até a margem sul, mais propriamente a Setúbal, a bela cidade do peixe.

    Amigo Obrigado.
    Trinca...
    Sabes que mais?
    vamos seguir a vida em frente...

    Tu mereces ter o sorriso do teu lado, e eu vou fazer pelo mesmo...

    gosti

    ResponderEliminar
  3. Ao partilharem a vossa experiência sinto que perdi uma grande oportunidade de crescimento... Acho fantástico aquilo que a equipa do observatório tem vindo a fazer, acho fantástico que não tenham desistido só porque algumas pessoas não vos achavam capazes... Espero que após quase um ano, tenha valido a pena o esforço, espero e tenho a certeza que aquilo que viveram e aprenderam vos vai ser valioso no vosso futuro...Espero que vos tenha tornado pessoas melhores!

    Parabéns pelo projecto!! ;)

    ResponderEliminar
  4. ...que dizer?! Talvez um simples obrigada por passares a escrito todos os sentimentos de uma semana tão diferente e tão especial que cada um viveu com aquelas criaturas...Sim, parabéns pelo desafio mas sobretudo pela disponibilidade interior! Saímos todos mais cheios...e isso é tão bom!
    A "Dona Maria Velha";)

    ResponderEliminar